Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

HISTÓRIAS VARIADAS PARA FANTOCHES.

A Arca de Noé

LILOCA: Sabe a biblia conta uma historia muito legal, quer ouvir Lilo?
LiLo: Ah se for legal, se tiver aventura eu quero eu quero...
LILOCA:Havia uma época em que todas as pessoas eram má. Todas as crianças eram levadas!
Ninguém falava a verdade, ninguém tinha amor.
LILO: Mas isso é pecado, tudo isso deixa Deus triste, não é Liloca?
LILOCA: É deixa Deus triste mesmo! E as pessoas se esqueceram do seu criador!
LILO: Nossa que época triste, quanta gente ma, quanta criança desobediente, isso me revolta!
LILOCA: Deus se entristeceu tanto , que se arrependeu de Ter criado o mundo e resolveu destruir tudo!
LILO: Perai, destruir tudo, como assim ? É acabar com tudinho mesmo?
LILOCA: É sim, a maldade era muito grande...
LILO: Mas não tinha ninguém que era bom? Que agradava a Deus?
LILOCA: A tinha sim, o nome deste homem era Noe, ele era um homem bom e andava com Deus, era um homem legal, muitoooo especial! Tinha três filhos, Sem Cam e Jafe, era um esposa muito bom sabia? Ele e sua família amavam muito a Deus e por isso Deus os livraria!
LILO: Ahhh nossa que bom pelo menos uma família, no meio de tanta maldade...
LILO: Como o mundo seria destruído?
LILOCA: Deus contou pra Noe que mandaria um diluvio?
LILO: Diluvio, quem é esse?
LILOCA: Lilo não é uma pessoa, é chuva! Muita chuva..
LILO: mas como Noe e sua família seriam salvos?
LILOCA: Deus disse assim pra Noe __ Noe construa um barcao, um barco grande, muito grande, que será sua salvação!
LILO: Nossa que manero um barcao.
LILOCA: E Deus continuou ___ Uma arca de madeira, pra salvar você e sua família inteira! Quando a chuva começar esse barcao ira flutuar! Mandarei os animais, junte muito alimento, pois eles comem de mais!
LILOCA:Noe obedeceu a Deus e começou a construir a arca, e quando Noe avisava as pessoas que Deus ia destruir tudo as pessoas riam dele sabia?
LILO: É acho que pensavam que ele era um bobao!!!!!!!
LILOCA: Mas Noe obedeceu e construiu a arca demorou 120 anos!
LILO: Nossa caracaaa quanto tempo!
LILOCA: Assim que a arca ficou pronta Deus falou de novo com Noe , ele avisou que Noe sua família e os animais podiam entrar nela. Por que o diluvio estava para começar em 7 dias.
LILO: Perai mas como Noe conseguiu levar os animais para dentro da arca, Já pensou levar um elefante...
LILOCA: Um só não, eram dois de cada , um casal, um macho e uma fêmea, de cada animal, Deus falou com os animais escolhidos e eles obedientes foram ate Noe.
LILO: Tinha macaco? Tinha gatinho, tinha ovelhinha?
LILOCA: tinha tudo isso e muitos outros animais ..
LILO: Poxa que legal que animais obedientes.
LILOCA: Depois que Noe sua família e os animais estavam na arca, Deus fechou a porta, e começou a chover ,e chover, e chover......
LILO: chuva chuva, chuva e muita chuva, plic plinc plinc, plonc plonc, chua chua chua
LILOCA: Choveu 40 dias e 40 noites Por 150 dias a terra ficou cheia de água. Noe estava seguro na arca!
LILO: Que bom que ele obedeceu.
LILOCA: Então Deus se lembrou de Noe e dos bichos na arca e mandou um vento soprar bem forte para baixar as águas. E durante outros 150 dias as águas foram secando, secando e escoando de sobre a terra...
LILO: Quanto tempo Noe ficou na arca?
LILOCA: Por cinco meses!
LILO: É muito tempo, mas pelo menos ele estava salvo da destruição. Que bom!
LILOCA: A arca parou sobre um monte chamado Ararate.,
LILO: ARARATE,? Que nome legal.
LILOCA: Noe removeu a cobertura da arca e viu que a terra estava completamente seca.
LILO: Nossa que luta, Noe teve que Ter paciência!
LILOCA: Então, depois de tanta espera , Deus Falou para todos saírem da arca.
LILO: Ate que enfim eu não agüentava mais.
LILOCA: Lilooooo
LILOCA: Mas antes de qq coisa Noe fez um culto para adorar e agradecer a Deus pela sua bondade e fidelidade.
LILO: Nossa mas pode acontecer outro diluvio, ai que medo..
LILOCA: Não, nunca mais Deus vai destruir o mundo com a água, Deus prometeu isso a Noe, quando viu a gratidão no coraçao de Noe quando o adorava. Deus fez um aliança com Noe e os animais, de que não haveria mais diluvio sobre a terra. E o sinal desta aliança é o arco –Íris. Que Deus chama de MEU ARCO.
LILO: Entao o arco-íris aparece para nos lembrar da bondade e da fidelidade de Deus?
LILOCA: Isso mesmo Lilo.........Que legal, Como Deus é maravilhoso.....
Os dois saem felizes
A BELEZA DA CRIAÇÃO



Tema Central: Louvar a Deus por sua bela criação.
Personagens: Fred Esperto, Filô Certa e Elo Riso
Palco: coloque algumas flores, árvores e uma parecendo um ipê – deve parecer um jardim.

(Fred e Filó entram olhando e admirando as flores)

Fred - Que jardim mais lindo!
Filó - Que bom ter um feriado na escola, assim a gente tem tempo de passear.
Fred - Eu gosto mais ainda, pois prefiro passear do que estudar, o que eu gosto menos é de é de estudos sociais!
Filó - Eu também não gosto. Mas, vamos esquecer da escola hoje, é aproveitar o nosso passeio. Fred, será que você consegue adivinhar quantas flores existem no mundo todo?
Fred - Eu não vou nem tentar! Acho que são uns milhões, pois são todas diferentes umas das outras.
Filó - É, Deus deve ter usado muito a “cuca” para pensar em tantos tipos e cores diferentes de flores.
Elo - (entra cantando)Quem faz as lindas flores? Não sou, nem és capaz.Quem faz as lindas flores? Só Deus que tudo faz!
*Oi pessoal, que dia lindo! Sobre o que vocês estão conversando?
Fred - Nós estamos passeando no jardim e conversando a respeito das flores.
Filó - É, bem como o que você estava cantando – pensando que foi Deus quem fez tudo assim tão belo!
Fred - E não foi só as flores que ele criou tão belas. (olha para cima) veja como o céu está lindo hoje!
Filó - È um lindo dia de sol! Eu gosto de dias assim. Sempre penso que são outro presente de Deus.
Fred - você está certa. Nós não poderíamos viver sem sol.
Elo - Só que quando tem muito solfica quente demais e, às vezes até queima as flores.
Fred - (olhando outra vez para cima) Mas olhem, também tem nuvens no céu!
Filó - Até parecem bolas de algodão.
Elo - De algodão doce... que delícia!
Fred - Eu também gosto de algodão . (faz uma pausa e recomeça) de fato, nosso mundo é maravilhoso, vocês não acham?
Filó - Não é de admirar que a Bíblia, no Salmo 19:1 diz “Os céus proclamam a glória de Deus...”
Elô - Ei, eu já ouvi esse versículo antes, só não lembro onde. Agora estou vendo que é verdade. O mundo realmente mostra a grandeza de Deus que tudo criou.
Fred - Ta vendo aquelas árvores que estão sempre verdes? (vira a cabeça para o lado onde tem algumas folhas verdes) Deus as fez assim para ficarem bonitas durante o ano todo.
Filó - E aquela paisagem lá atrás, me lembra de um quadro que tem lá na escola.
Elô - Puxa, Deus criou tudo isso para nossa alegria!
Filó - Fred, você lembra como fiquei triste na semana passada quando cheguei em casa com meu trabalho de artes e a mamãe estava tão ocupada que não teve tempo pra olhar ele?
Fred - Ihh, lembro sim! Você ficou bem chateada mesmo.
Filó - Agora fico pensando que Deus também deve ficar triste porque não paramos para olhar e apreciar todas as lindas coisas que Ele criou. A gente está sempre correndo.
Elô - Bem que a gente podia começar hoje mesmo. Poderíamos passear por aí é agradecer a Deus por tudo o que Ele criou.
Fred - E por falar nisso, ali naquela árvore tem um beija-flor.
Filó - Que lindo!
Elô - Eu gosto quando tudo fica bem verde e florido. É tudo tão bonito!
Filó - A flor que eu mais gosto é a margarida.
Fred - Eu gosto dos amores-perfeitos; parecem carinhas de veludo.
Elô - E estão vendo aquela árvore ali, o ipê? É a minha árvore preferida. Eu acho tão lindo só o galho com as flores... é tão diferente de qualquer outra árvore.
Fred - Puxa, e eu que pensei que a gente tinha só vindo passear como sempre fazemos. Nem tinha pensado que a gente pode aprender alguma coisa num passeio.
Filó - É tem muito mais coisas ainda pra gente ver. Assim poderemos louvar e agradecer a Deus por ter criado nosso mundo tão belo.
Elô - Seria bom se a gente não tivesse aula amanhã também. Eu ia gostar de passear de novo.
Fred - Eu também ia gostar se a gente não tivesse aula, especialmente porque ainda não fiz minha lição.
Filó - Bem, se é assim, vamos voltar logo pra você poder fazer a sua lição de casa.
Elô - que tal a gente voltar cantando aquela música que eu estava cantando antes? Vocês conhecem não é?

Todos - (saem cantando)-
Quem faz as lindas flores? Não sou, nem és capaz. *
- Quem faz as lindas flores? Só Deus que tudo faz!*



Música e letra: Maravilhas da Criação Cânticos de Salvação para Crianças, APEC, vol. 3, n° 96



@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

O MENINO DESOBEDIENTE





Tema Central: Obediência
Personagens: Fred e Zé Pavão

- (entra chorando)Droga, também! Que chato! Agora estou aqui em casa de castigo e sem poder brincar com a turma. A mamãe me colocou de castigo só porque não fiz a lição e fui brincar. Ora essa... e o pior de tudo é que o pessoal vai gozar de mim.

Fred - Oi Zé, como vai? Que cara é essa? E o que está fazendo aí? Você não vem jogar bola com a gente?

- Eu estou de castigo e não posso ir brincar.

Fred - O que aconteceu?

- Só porque eu saí para brincar e ainda não tinha feito a lição de casa.

Fred - Então você ficou de castigo porque desobedeceu sua mãe. Olha Zé, eu acho que ela está certa.

- Isto é porque não aconteceu com você, oras bolas.

Fred - Mas Zé, quando a gente desobedece os pais, está desobedecendo a Deus, e Ele fica triste com a gente, assim como sua mãe ficou com você.

- E voc~e acho que eu não devo ficar chateado, Fred? Agora, só de raiva, nos outros dias vou fazer a lição bem depressa só para depois poder brincar bastante.

Fred - Zé Pavão, isto não se faz. Você sabe muito bem que está errado. É muito feio fazer assim...

- Eu quero brincar, eu quero, eu quero...! O que os outros vão dizer me vendo aqui de castigo? Todo mundo vai rir de mim.

Fred - Isto não está certo! Você deve lembrar que a mamãe gosta de você e sabe o que está fazendo. Se ela não obrigar você a fazer a lição agora, como vai ser no final do ano? Você vai levar “bomba”!

- Eu não me importo. Eu quero brincar agora.

Fred - Zé, preste atenção! Chega de ser cabeça dura. Se você obedecer a sua mãe não vai mais ganhar castigo e vai poder brincar.

- Nem tinha pensado nisso!

Fred - Além disso, desobedecer é pecado, você sabia?

- Pecado! É mesmo? Então Deus não gosta. Você quer dizer que Deus fica triste quando a gente desobedece?

Fred - Era isso que eu estava tentando falar o tempo todo. Eu já tinha dito que Deus não gosta da desobediência. Agora você deve pedir perdão a Deus e também para sua mãe.

- Realmente eu errei. Que feio! Acho que vou aceitar sua idéia e vou falar com a mamãe agora mesmo.

Fred - Mas não se esqueça de também pedir perdão para Deus. Também pode pedir para Ele ajudar você a sempre obedecer.

- Ta bom, vou fazer logo. “Senhor Deus, me perdoa porque eu desobedeci a mamãe”.

Fred - Agora vá e converse com a sua mãe.

- É, vou dizer para ela que de agora em diante, vou tentar sempre obedecer. E que Deus vai me ajudar a ser um menino obediente.

Fred - Ainda bem que você não ficou zangado comigo. Vou correndo encontrar com o pessoal e jogar bola. Tchau amigo.

- Pode ir. Eu não estou mais triste e nem chateado, mas me sinto bem contente agora... iupii ... tchau amigo. Bom jogo.

do livro "Fantoche Amigo." de Vera Block.

AGORA É COM VOCÊ!!! DIVIRTA- SE USANDO AS ESTÓRIAS
ABAIXO....
ACHEI A FELICIDADE.




BETO: Olá, Margarida! Não tenho visto você.
MARGARIDA: Estava de castigo, não pude sair.
BETO: De castigo? O que você andou aprontando, Margarida?
MARGARIDA: Eu não estudei para a prova e as minhas notas não foram boas.
BETO: E quanto você tirou?
MARGARIDA: Dez, sem o um na frente.
BETO: Dez? Sem o um na frente? Estão você tirou zero?
MARGARIDA: Fala baixo, ninguém precisa saber.
BETO: Margarida, seu pai tem razão. Você precisa estudar mais e brincar menor, senão vai ser pior. Você não vai passar de ano. Cuidado, Margarida!
MARGARIDA: É, eu já pensei nisso e me arrependi de não ter estudado.
BETO: Margarida!
MARGARIDA: O que é, Beto?
BETO: Você viu?
MARGARIDA: Você viu o quê, Beto? O quê? Fala logo!
BETO: Você viu o circo que chegou na cidade?
MARGARIDA: Eu não, mas escutei um barulho de bandas tocando.
BETO: Foi o circo que chegou na cidade.
MARGARIDA: Beto, escuta só! Você está escutando alguém chorando?

(ALGUÉM CHORA POR TRÁS DO CENÁRIO)

BETO: Estou. De onde vem este choro? Vamos ver?
(BETO E MARGARIDA SE ABAIXAM, SAEM RAPIDAMENTE E
ENTRA O PALHAÇO CHORANDO)
PALHAÇO: Buá! Buá! Buá!
(BETO E MARGARIDA FALAM JUNTOS: “UM PALHAÇO
CHORANDO!”)
BETO: Oh, seu palhaço! Por que você está chorando?
MARGARIDA: É, vamos! Fale, o que houve? Qual é o seu nome?
PALHAÇO: Sabe o que é... eu consigo fazer todo mundo feliz, mas eu sou tão triste. Atrás desta máscara, eu escondo a minha infelicidade.
MARGARIDA: Acalma-se seu, seu...
PALHAÇO: Paçoca, ,meu nome é Paçoca. Todos me chamam assim.
MARGARIDA. Acalme-se, Paçoca. Nós estamos aqui e queremos ajudá-lo.
BETO: Qual é o seu problema?
PAÇOCA: Ninguém pode me ajudar, eu fui ao médico e ele me deu um bocado de remédios e não resolveu o meu problema. Procurei um amigo, e todos estavam ocupados. Ninguém pode me ajudar!
BETO: Por que você está doente?
PAÇOCA: Não, não estou, tenho muita saúde.
MARGARIDA: Está precisando de dinheiro?
PAÇOCA: Não eu sou muito rico.
BETO: Já sei, é advogado!
PAÇOCA: Não. Eu quero alegria e ninguém pode me dar nem ajudar. Se pelo menos eu pudesse comprar, mas nem isso posso.
BETO E MARGARIDA: Ah! Então é fácil.
PAÇOCA: Fácil, como fácil? Vocês sabem de alguma solução?
BETO: Puxa, eu estava pensando que fosse um problema grave.
PAÇOCA: É grave, pois faço as pessoas sorrirem, se divertirem e no entanto, por trás da minha máscara, sou tão infeliz.
BETO: É fácil, Paçoca! Você só precisa conhecer uma pessoa muito especial que se chama Jesus.
PAÇOCA: Jesus.
MARGARIDA: É Jesus! Ele é o Príncipe da Paz, é a alegria que você tanto procura. Ele é o nosso Salvador! Vou cantar uma música para você. Escuta só, Beto. Vamos cantar aquele corinho
que fala assim:
Cristo é realidade
Cristo é realidade
Ele não é sonho.
Ele é real
Ele é paz, a alegria,
O amor, Ele é a vitória (bis)
Estou falando de Jesus Cristo
.
PAÇOCA: Que lindo! É isso que eu preciso! Como posso vê-lo? Como posso falar com Ele?
BETO: Agora você não pode ver, porque Ele é Espírito, mas você pode falar com Ele, pois nos ouve, e tudo pode fazer por você.
MARGARIDA: A Palavra de Deus fala assim em João 14.1 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus”, e em João 14.14 nos diz: Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”.
BETO: Sabe, Paçoca, Ele é como o vento. A gente não pode ver o vento, ,mas pode sentir.
MARGARIDA: Quando deixamos Jesus tomar conta de nossas vidas, Ele cuida de nós, nos livra do perigo e nos dá a paz que tanto precisamos.
BETO: Paçoca, faz uma experiência com Jesus. Passe a conversar com Ele e fale pra Jesus onde é a sua dor. Ele é o Médico dos médicos, o nosso advogado e o nosso melhor amigo. Nunca nos desampara e nunca está ocupado.
MARGARIDA: Jesus ama você, Paçoca, e quer lhe dar a paz que tanto precisa. Deixa Ele tomar conta de você?
PAÇOCA: Eu deixo, e deixo!
BETO: Então abaixe sua cabeça, peça perdão por seus pecados e que Jesus tome conta de você.
PAÇOCA: Ta bom!

(OS TRÊS ABAIXAM A CABEÇA E FAZEM DE CONTA QUE ORAM)

PAÇOCA: Puxa! Estou me sentindo bem, parece que alguma coisa me modificou. Estou sentindo uma paz...Estou alegre.
BETO: Que bom! Você encontrou a felicidade.
MARGARIDA: Paçoca, vou lhe dar esta Bíblia. Ela vai ensinar a você como chegar ao céu e ver Jesus face a face.
BETO: Leia com atenção, pois aí tem resposta para tudo que você quiser.
PAÇOCA: Obrigado, meus amigos ! eu encontrei a felicidade que tanto precisava. Vou ler a Bíblia agora mesmo. Tchau! Até breve!
(MARGARIDA E BETO CANTAM)
O MELHOR PRESENTE.

VERSÍCULO-CHAVE – 1Ts 5.18

TITA: Que dia lindo!

BIDU: Olá, Titã, tudo bem?

TITA: Tudo, e com você?

BIDU: Comigo vai tudo mal!

TITA: Tudo mal?! Por que, Bidu?

BIDU: Hoje é o Dia das Crianças, e eu gostaria de ganhar um presentão, mas ganhei um presentinho.

TITA: Deixe de ser ingrato, você deve agradecer a Deus, porque você ganhou presente. Eu não ganhei nenhum e nem por isso estou reclamando.

BIDU: Sabe o que é, Titã, no ano passado teve um festão na minha rua e o dono da festa falou que quem colocasse o sapato na janela, ele iria colocar um presente. Então coloquei o sapato do meu pai para ganhar um presentão e ganhei uma loção de barba!

TITA: Ah1 Ah! Ah! É por isso que você sempre se dá mal. Você enganou a si mesmo . Ah! Ah! Ah! Ora, Bidu, você não sabe agradecer, está sempre insatisfeito, reclamando de tudo e ainda por cima é egoísta.

BIDU: Egoísta, eeeuuuuu?!

TITA: É egoísta, egoísta mesmo. Está sempre pensando em você e não consegue pensar porque seus pais não puderam lhe dar um presente melhor. A minha mãe me deu um gostoso beijo e um abração.

BIDU: Só isso?

TITA: E eu acho melhor que tudo. E depois ela me falou de um presente que o pai de todo mun-do quer nos dar. Ele é o melhor de todos.

BIDU: Oba! Como eu faço para encontrar esse pai de todo mundo e ganhar esse presente, hein?!

TITA: Você pode aceitar esse presente ou não.

BIDU: Ah! Então não deve ser bom, se fosse bom eu não precisaria recusar.

TITA: Bidu, tem muita gente que não quer, mas não sabe o que está perdendo!

BIDU: E o que elas podem estar perdendo?

TITA: A salvação!

BIDU: Salvação?

TITA: Vou explicar. Essa pessoa é o dono de tudo, de todo ouro, de toda prata e de toda espécie de pedras preciosas que existe na terra.

BIDU: Puxa! Então ele é muito rico e pode me dar um presente bem grande.

TITA: Você só pensa nisso, Bidu. As pessoas precisam pagar para nos dar um presente. Isso não significa ter o presente que quiserem. Mas aquela pessoa no dá um presente de graça, não pre-cisa pagar.

BIDU: É mesmo?! E quem é essa pessoa? Quem é? Quem é?

TITA: É Jesus, e quando nós e aceitamos, reconhecemos que Ele é o nosso Salvador, e que só ele perdoa os nossos pecados. Então, ele passa a ser o nosso melhor presente.

BIDU: Ah! Eu não quero uma pessoa, Titã, eu quero um presente.

TITA: Mas é o nosso maior presente. Deus deu o seu único filho pra morrer por nós, para que fôssemos salvos. Ele está preparando um lugar no céu para os que quiserem aceita-lo. O céu é um lugar especial, onde vamos vê-lo face a face, ficar pertinho dEle. Bidu, você daria o seu filho para morrer pelo mundo?

BIDU: Eu hein, Titã! Você ta doida?

TITA: Será que Jesus também deveria estar doido quando morreu na cruz por você, um menino egoísta e mau?

BIDU: Eeeuuuuu, você acha, é?

TITA: Acho!

BIDU: Sabe de uma coisa... (CHORA) você tem razão, eu não passo de um menino mau. O meu pai está desempregado, e ele faz um esforção para me dar esse presentinho com tanto carinho, e eu tão mau que sou ainda fiz malcriação. Coitadinhos dos meus pais! (CONTINUA CHORANDO)Eu nunca sei me conformar com o que podem me dar. Estou sempre deixando-os tristes. Sabe, Titã?

(CHORA)

TITA: O que é, Bidu?

BIDU: Eu não sou merecedor de entrar lá, naquele lindo lugar, e nem mereço nenhum presente!

TITA: Não é assim também, Bidu. Agora você está arrependido e sabe que Jesus pode perdoar os pecados. É só pedir perdão aos seus pais e a Deus, para que seus pecados sejam perdoados, e
Jesus será o seu melhor presente!

BIDU: Obrigada por ter me ensinado tudo isso e que Jesus é o nosso melhor presente.

TITA: Bidu, vou cantar uma canção para você. É assim:

Eu tenho um tesouro
Eu tenho sim
Eu tenho um tesouro
Dentro de mim
Esse tesouro tem muito valor
Esse tesouro é Jesus Cristo
Meu Salvador

TITA: Aprenderam, crianças? Então, se vocês acham que Jesus é o melhor presente, cantem também.



1 comentários:

Unknown disse...

Lindo eu amei.Que DEUS continue vos abençoando, bjss ,meninas...

Postar um comentário