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sábado, 19 de fevereiro de 2011

Jesus voltou para o céu

Caro professor, a palavra hoje é : S O Z I N H O




Professor comece sua aula fazendo uma retomada da última lição, leve a caixa da Dinâmica do Amor. Retire as gravuras e deixe seus alunos falarem e relembrarem da última lição










Crie um clima bem agradável e coloque seus alunos sentados bem confortável e abra a caixa de presente. A cada desenho que você tirar da caixa, explique para as crianças:


















Deus amou o mundo de tal maneira que seu único filho para vir ao mundo e morrer por todas as pessoas. João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”














Jesus também morreu pelas crianças, pois elas nascem com a semente do pecado em seus corações. Todos somos pecadores e temos que aceitar a Jesus como nosso Salvador. Romanos 3.23 “... todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”









Jesus nunca pecou e não nasceu pecador por isso ele morreu em nosso lugar. Só Ele poderia ter feito isso. 1 Pedro 2.21 e 22 “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca”.














Jesus não ficou morto. Depois que o enterraram, passou-se três dias e quando seus discípulos foram até lá, encontraram o túmulo vazio e um anjo deu a Maria uma boa notícia: Ele não está mais aqui, ressuscitou! Mateus 28.6 “..ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia.”













Jesus provou o seu amor por nós e agora quer morar em nosso coração.Romanos 5.8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.
Provérbios 26.23 “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos”.
Leve suas crianças a Cristo e Ore por elas:






Leve suas crianças a Cristo e Ore por elas:
2-Após esta recapitulação pergunte para onde Jesus subiu?

















































Boa aula pra você professor e que seus alunos sintam o amor de Deus em seus corações.
Encerre sua aula cantando:
Quando você Pom pom pom pom;
Se sentir sozinho, você, Pom pom pom pom;
Não estará sozinho, porque,Pom pom pom pom;
O Senhor está com você.
Gestos:Forme duplas com as crianças.
Uma das crianças -1- fica de pé, e a outra -2- fica abaixada atrás dela.
1 canta a primeira frase. 2 se levanta e enquanto canta "Pom Pom" bate no ombro de 1 e se abaixa novamente.
1 enquanto canta a segunda frase, leva a mão aos olhos, e faz gestos de quem procura. Assim sucessivamente até a última frase, quando 1 e 2 se abraçam e cantam juntas.
http://classejardim.blogspot.com/

Homenagem para amiga: Dercilene

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O que é a Escola Bíblica?



" A melhor preparação para o amanhã é o uso apropriado do hoje."
A Escola Bíblica, é um departamento da igreja que tem a responsabilidade na educação cristã. Coopera com o lar na formação de hábitos legítimos e moral com base nos príncipios bíblicos, visando não somente as faculdades mentais, mas principalmente o coração.


Finalidade: Para a Escola Bíblica Infantil, transmitir a mesma mensagem com uma linguagem simples, dinâmica e de forma lúdica.


Tarefa: Alcançar o maior número de crianças com seu ensino.


A Escola Bíblica é a amiga da infância, inspiração da mocidade, força da maturidade e conforto da velhice, e merece portanto, nosso apoio, orações e cooperação.




Como montar uma E.B?
Espaço Físico

Se houver sala própria para o ensino, ótimo!
Se não houver, o segredo é improvisar!
Aqui vão algumas dicas:
  • Aproveite o templo em dias alternados;
  • Aproveite o terreno do templo;
  • Saia do templo (Exemplos: Solicitação para as aulas em escolas públicas, casas ou algum outro local que tenha o mínimo de infra-estrutura.

Horário e Programa
Pode ser aos domingos pela manhã, sábado á tarde ou ao até mesmo durante a semana, o importante é ser estabelecido um dia onde todos possam receber o ensino.
A duração é estimada em 1 hora e 30 minutos.
Exemplo de programação:
Abertura com oração; ( com o público infantil a sugestão é que para a oração o professor diga e as crianças repitam.)

Louvor;( cântico de boas vindas - exemplo: "Boas Vindas Há "- CSPC, volume 3, Nº 3 - APEC)
Memorização de versículo;
Louvor;( cântico com gestos)
Oração;
Lição Bíblica;
Jogo de revisão; (Atividades de reforço)
* em dias especiais podem ser usados fantoches ( Páscoa, Dias das Mães, etc)
Oração e Encerramento.

Material
Bíblia
Revista de lições bíblicas
Fantoches
Albúm Seriado ou Flipart
Cartazes
Flanelógrafo
Quadro negro ou quadro branco
Mural didático
Mapas Bíblicos
Dramatizações
Retroprojetor ou Datashow
Video-cassete ou DVD




Preparando Professores
O professor de E.B. deve ter o perfil de um educador cristão.Buscar conhecimento constantemente, tanto de cursos para aperfeiçoar sua técnica de ensino, como de tudo que acontece a sua volta, ou seja, conhecimentos gerais.
Um dos locais onde esse conhecimento técnico pode adquirido e aprimorado é na Aliança Pró Evangelização das crianças - APEC. Esse local de ensino esta disponibilizado em vários lugares do país . http://www.apec.com.br/



Na região de Jundiaí -SP, temos o curso "Pastoreando para a Eternidade" que também prepara o professor para a importante tarefa de ensinar a Palavra de Deus as crianças.
Temos um departamento com diversos recursos disponíveis para os professores de nossas igrejas.
02 de Abril de 2009



" Diga-me, e me esquecerei.
Mostre-me, e talvez eu me lembre.
Envolva-me, e compreenderei."



A GLÓRIA DO ENSINO


"Mestre é mais, muito mais do que um professor."


I. O PROFESSOR COMO MODELO
O professor não é meremente um repassador de informações, mas um modelador de vidas. E como tal, deve ser um exemplo que muitos seguirão para a vida e liderança. Você pode pensar que esta simplesmente ensinando crianças, mas de fato, você esta também sendo, com sua própria vida um modelo, uma referência para dar base a seus ensinos.


II. O PROFESSOR COMO FAROL
Professores guiam as pessoas da possibilidade desastres para um lugar de segurança. Você pode até pensar que esta apenas ensinando crianças, mas esta também mostrando-lhes o caminho da Palavra de Deus, para uma vida melhor aqui na terra e uma vida eterna.


III. O PROFESSOR COMO CONSTRUTOR
Professores são construtores, não meramente de prédios de tijolos ou pedras, mas de vidas; não somente para alguns anos aqui na terra, mas para sempre. Lembre-se não esta simplesmente ensinando crianças, mas edificando vidas para Cristo.


IV. O PROFESSOR COMO ELO ENTRE O CRIADOR E A CRIAÇÃO
Você professor, pode ser a única conexão para algumas pessoas conhecerem a Deus o Criador. Talvez, sem a sua ajuda, alguém não se unirá ao Senhor.
Atente que não esta simplismente ensinando crianaças, mas você também esta conectando o Criador com sua criação.


V. O PROFESSOR COMO FORMADOR DE GERAÇÕES
Como professor, além de ter em suas mãos o futuro de vidas jovens, tem também o futuro de seus filhos e netos "até a terceira e quarta geração". Você pode até pensar que esta simplesmente ensinando crianças, mas esta também formando as gerações do amanhã.

VI. O PROFESSOR COMO CONSTRUTOR DO MUNDO
Professores constroem a vida de muitas pessoas.Estas, por sua vez, podem ajudar a construir as famílias, que também constroem a vida de seus vizinhos e, juntamente com eles constroem as nações, que constroem o mundo. Você não esta simplesmente ensinando crianças, mas esta construindo o mundo para Cristo, atraves de um pequenino de cada vez.

VII. O PROFESSOR COMO EMBAIXADOR DO REI DOS REIS
Professores cristãos não representam apenas um reino, ou presidente, ou líder nacional, mas o Rei que esta acima de todos os reis, o Senhor que esta acima de todos os senhores. Você é um embaixador de Deus que não esta simplesmente ensinando crianças, mas esta representando o próprio Deus. Um mestre pode ser o mais significativo e o único representante de Deus para alguém. Ele depende de você para representa-lo bem.
Da próxima vez que você pensar " Eu sou apenas um professor", lembre-se de quem você REALMENTE é!
http://menibracjundiai.blogspot.com/

A CRIAÇÃO (2)























 





















http://menibracjundiai.blogspot.com/

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Arca de Noé


Nos tempos de Noé os homens eram perversos e rebeldes. Ninguém queria saber de Deus e cada um fazia o que bem lhe apetecia. Violência e muita injustiça reinavam por todo o lado. Não se importavam com a vontade de Deus. O coração de Deus estava muito triste porque ao olhar para a terra só via maldade. Não estava contente com o resultado da criação do ser humano e disse: “Tirarei da face da terra tudo o que tem vida, inclusive os animais!”.
Noé, contudo, era o único que dava prazer ao Senhor com a sua vida. Era honesto e justo, conduzia a sua vida de acordo com a vontade de Deus, e em estreita comunhão com Ele.

Construção da arca

Noé e a sua família eram um exemplo para todos. Tinha três filhos casados, Sem, Cam e Jafete.
Um dia Deus disse a Noé: “Decidi acabar com toda a humanidade. A corrupção e a violência alastram por toda a parte. Constrói uma embarcação com madeira resinosa, e que tenha compartimentos. Reveste-a de alcatrão no interior e no exterior. Terá de ter 150 metros de comprimento, 25 de largur
a e 15 de altura. No interior terá três andares, com uma janela no telhado e uma porta de lado. Vou mandar um dilúvio que inundará toda a terra e destruirá tudo aquilo em que houver vida”.
Noé fez tudo conforme Deus lhe havia mandado.

Entrada na arca

Deus fez um pacto com Noé: “ Prometo que estarás em segurança nessa embarcação, com a tua mulher, os teus filhos e suas esposas. De todos os animais que existem traz dois, macho e fêmea, de cada espécie de animais que há no mundo, tanto aves e animais domésticos, como todos os que rastejam pelo solo. Armazena também toda a espécie de comida, para sustento vosso e dos bichos”.
Noé fez tudo conforme Deus lhe tinha mandado.
Trabalhou duro
até ao dia em que entrou na arca com a sua família e com os animais que chegaram aos pares, tal como Deus lhes havia dito. Então o Senhor fechou, ele mesmo, a porta por fora.

O dilúvio

Durante quarenta dias a chuva caiu sem parar cobrindo a terra toda. Depois as águas continuaram a subir, sempre cada vez mais, de forma que a embarcação já flutuava. Em pouco tempo mesmo as montanhas mais altas ficaram cobertas até sete metros acima do cume mais elevado. E morreu afogado todo o que tinha vida sobre a terra –
aves, quadrúpedes, répteis e, é claro, todo o ser humano. Enfim, tudo o que respirava, tudo desapareceu. Apenas Noé e os que estavam com ele na arca sobreviveram!

O monte Ararat

As águas cobriram a terra durante cento e cinquenta dias. Deus não se esqueceu de Noé e de toda a vida animal que estava na arca. Fez soprar um vento forte, e as águas começaram a baixar.
Os lugares de onde vieram as águas, tanto na terra como no céu, estancaram-se e aquela chuva torrencial parou.
Finalmente no dia dezassete do sétimo mês, a embarcação tocou no cimo do monte Ararat, ficando aí. Podia-se ver o solo das montanhas mais altas.

Noé e a pomba

Ao fim de mais quarenta dias Noé abriu a janela da arca e soltou um corvo, para ver se já havia terra seca, mas o corvo voava e voltava sem pousar. Depois soltou uma pomba, que também não encontrou onde pousar e voltou a ter com Noé. Esperou sete dias e soltou de novo a pomba. Desta vez ela só voltou ao cair da tarde, e trazia no bico uma folha de oliveira. Noé conclui que as águas tinham baixado. Deixou passar uma semana, soltou a pomba pela terceira vez, mas desta vez ela não voltou!

Saem todos da arca

Noé levantou a cobertura da arca e olhando para fora verificou que a terra estava seca. Esperou, até que Deus lhe disse: “Podem sair todos, tu e a tua família, assim como todos os animais, pequenos e grandes. Que eles se espalhem e se reproduzam no mundo!”. Noé obedeceu e todos saíram da arca. E Deus lhe disse:” Nunca mais voltarei a amaldiçoar a terra por causa da maldade do homem, ainda que a inclinação do ser humano, mesmo desde a sua infância, seja sempre para o mal”.

Noé e o arco-íris

Noé construiu um altar ao Senhor e sacrificou nele alguns dos animais que Deus lhe tinha indicado para esse fim. E disse ainda a Noé: “Faço a minha aliança contigo, com todos os teus descendentes e com todo o ser vivo que trouxeste contigo durante o dilúvio. Nunca mais mandarei à terra uma cheia semelhante que destrua tudo o que existe. E este será o sinal da aliança para sempre que faço convosco: na atmosfera aparecerá um arco-íris. Quando o céu se acumular de nuvens e houver chuva há-de aparecer esse arco, como lembrança da minha aliança contigo e com todo o ser vivo de que nunca mais destruirei a vida que existe, por meio de um dilúvio semelhante. Enquanto a terra durar sempre há-de haver tempo de sementeiras e de colheitas, frio e calor, Inverno e Verão, tal como há dia e noite”.

O amor de Deus

Deus provou o seu amor para connosco ao enviar o seu Filho a este mundo cheio de pecado, quer dizer, de maldade. Jesus é o único Justo que viveu neste mundo. Só Ele pode libertar-te de tudo o que te tem ligado ao mal. Ele cumpriu a vontade do Pai até ao fim, para poder salvar-te. Tenta imaginar que Jesus é semelhante a uma arca. Se creres e confiares Nele, isto é, que ele derramou o seu sangue por ti na cruz, tens a vida eterna. Isso significa que estarás sempre com o Senhor, inclusivamente depois da morte. Tudo isto te dá segurança e faz com que te sintas protegido como Noé e a sua família enquanto estiveram na arca.

Jesus Cristo não ficou no túmulo. Ressuscitou e está vivo!

Assim como a família de Noé viveu um novo começo de vida após o dilúvio, Deus também te dá a possibilidade de te arrependeres e pedir perdão por tudo o que fizeste mal. Ao receberes Jesus, tu te tornaste seu filho, graças ao sacrifício de Jesus na cruz. Com a ajuda dele poderás viver a vida de uma maneira que lhe agrada. Podes escutar a sua voz quando lês a Bíblia e te diriges a ele em oração, como falas com um amigo. Deus não se cansa de te ouvir, porque deseja que tu o busques e tenhas um relacionamento vivo com ele, tal como Noé teve.

MODELOS DE ARCA:
Tias usem a criatividade que Deus concedeu a cada uma de vocês para a preparação da Arca.








CORINHO SUGERIDO:
Arca de Noé da Cantora Sandrinha

(Refrão) Toc, toc, toc martelinho pa, pa, pa noé construiu a arca
mais o povo não quis entrar
Toc, toc, toc martelinho pa, pa, pa o povo estava gritando e a
chuva caindo chuá chuá
Dentro da arca tanto passarinho tanto passarinho que do ceu
surgiu é (piu)(22x)
entrou um pato e uma pata entrou um gato e uma gata entrou um
galo e uma galinha carijó e o o cabrito comilão trouxe a cabrita
pela mão por que na arca é lugar de salvacão
(refrão)
La dentro o pato ficou com a pata e o gato fez miau os
passarinhos cantavam sem parar e o cabrito comilão acorda todos
com um bÊÊÊÊÊÊ
Pois estão salvos com a família de noé(2x)
(refrão)
La dentro o pato ficou com a pata e o gato fez miau os
passarinhos cantavam sem parar e o cabrito comilão acorda todos
com um bÊÊÊÊÊÊ
Pois estão salvos com a família de noé(2x)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A Formação Integral do Professor da Escola Bíblica Dominical no Novo Milênio.

Pr. Elinaldo Renovato de Lima
 
INTRODUÇÃO
 
              A Bíblia é a Palavra de Deus enviada aos homens. Nela, encontramos a Didática divina, desde o Velho Testamento até o Novo Testamento. Com Jesus Cristo, encontramos a perfeição do ensino , em seus discursos, nas parábolas, nas interrogações, nos diálogos e na prática de sua doutrina.
O professor da EBD, além de ser uma pessoa dedicada ao ensino, precisa ter uma formação mais ampla, para que possa atender às demandas, na igreja local, por parte de um alunado cada vez mais exigente, em termos de conhecimento e cultura, sem perder a visão de que é um servo de Deus, que necessita dramaticamente da graça de Deus e da unção do Espírito Santo, para cumprir bem sua tarefa, no novo milênio. Neste trabalho, esperamos contribuir para o entendimento desse tão importante tema para o papel do professor da EBD.

 
I - O PREPARO BÍBLICO-ESPIRITUAL (1 Tm 2.15)
 
1. APRESENTADO-SE A DEUS .
"Procura apresentar-te a Deus..." (v.2). Tudo o que fazemos deve ser como para Deus e não aos homens (Cl 3.23).


 
2. "COMO OBREIRO APROVADO, QUE NÃO TEM DE QUE SE ENVERGONHAR"  O professor da EBD é um obreiro a serviço do ensino na Casa do Senhor. Precisa ser aprovado:

  1) No testemunho pessoal (1 Tm 4.16; 2 Tm 4.5)
2) Na vida familiar (Sl 128.1)
3) Na vida social (Mt 5.16)
4) Na igreja (Ec 5.1,2)

Tiago adverte que muitos não queiram ser mestres (professores), visto que "receberemos mais duro juízo" (Tg 3.1).

3. "QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE".

Este é um ponto fundamental. Um obreiro que evangeliza, como Timóteo, precisa saber manejar a Palavra. Um obreiro que ensina precisa mais ainda desse manejo. Quem ensina é professor, é mestre.  "Deus deu uns para apóstolos....e outros para pastores e doutores" (Ef 4.11). Para ter esse manejo, é preciso que o professor tenha certos cuidados:

 
1) Seja um leitor persistente e estudioso da Bíblia (1 Tm  4.13)
2) Seja dedicado ao ensino (Rm 12.7b).
3) Seja um leitor de bons livros de estudo bíblico (2 Tm 4.13).
4) Procure conhecer versões variadas da Bíblia, principalmente as de estudo bíblico (Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD); Thompson (Ed. VIDA).
5) Utilize dicionários, concordâncias  e enciclopédias bíblicas.
6) Seja um leitor de revistas, jornais, e periódicos (evangélicos e seculares).
 
II - O PREPARO TEOLÓGICO.
 
Embora não seja indispensável, seria interessante que o professor da EBD, tendo condições, fizesse um Curso Teológico. Nele, não se faz um excelente professor da EBD pois este é feito por Deus. Contudo, o curso dá uma visão ampla do estudo sistemático da Palavra de Deus, a partir da Teologia Sistemática e suas divisões; da Hermenêutica, da Homilética, da História da Igreja, da Geografia Bíblica, Ética Pastoral, Didática, Psicologia, etc...
A Bíblia diz: "Examinai tudo. Retende o bem..." (1 Ts 5. 21). Os que criticam o estudo da Teologia, hoje, certamente o fazem, motivados  por um falso complexo de superioridade, ou por ignorância quanto à sua utilidade para o ministério do ensino na casa do Senhor.

 
III - O PREPARO DIDÁTICO DO PROFESSOR DA EBD

1. CONCEITOS

1.1. DIDÁTICA. "A técnica de dirigir e orientar a aprendizagem; técnica de ensino"; "O estudo desta técnica". (Dic. Aurélio). "É a ciência, a arte e a técnica de ensinar". Como ciência, baseia-se em princípios científicos, chamados de "leis do ensino"; como arte, envolve a prática e a habilidade em comunicar conhecimentos;  como técnica, utiliza métodos e recursos que facilitam o processo ensino-aprendizagem.
 
1.2. ENSINAR. Segundo GRIGGS (P. 16), "Ensinar não é somente uma ciência, mas, também, uma arte. O professor é mais um artista do que um cientista".

1.3. EDUCAÇÃO. "Podemos dizer que a educação é um processo contínuo de desenvolvimento e aperfeiçoamento da vida".(EETAD, p.   ); GREGORY (p. 11,12) vê dois conceitos de educação: "Primeiro, o desenvolvimento das capacidades; segundo, a aquisição de experiência". "É a arte de exercitar e a arte de ensinar". Com isso, o resultado esperado é "uma personalidade bem desenvolvida física, intelectual e moralmente, com recursos tais que tornem a vida útil e feliz, e habilitem o indivíduo a continuar aprendendo através de todas as atividades da vida".

1.4. EDUCAÇÃO CRISTÃ. É o processo de ensino-aprendizagem proporcionado por Deus, através de sua Palavra, pelo Poder do Espírito Santo, transmitindo valores e princípios divinos. É diferente da educação secular, que só transmite instruções e conhecimentos, deixando de lado os valores éticos, morais e espirituais. Por isso, a base da Educação Cristã é a Bíblia Sagrada. O professor da EBD tem grande responsabilidade, na sua tarefa, de contribuir para a educação de tantas vidas que se colocam, na classe, para ouvi-lo.

1.5. EDUCAÇÃO RELIGIOSA. "...é um programa de ensino bíblico, cuja finalidade visa à integração da pessoa na igreja, seu desenvolvimento espiritual e maturidade cristã" (Diretrizes da Ed. Religiosa nas Assembléias . de Deus, p. 1). A educação religiosa é desenvolvida:
 
              1) NA IGREJA (No ministério pastoral)
              2) NA ESCOLA DOMINICAL
              3) NO LAR (Culto Doméstico, atitudes, exemplo dos pais, etc.)
 
1.6. PEDAGOGIA. "Teoria e ciência da educação e do ensino; conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação e instrução que tendem  a um objetivo prático" (Dic.). "...é a arte e ciência de ensinar e educar " (GILBERTO, p. 152). Enquanto a Didática (prática) se volta para o ensino propriamente dito, a pedagogia volta-se para a Educação (Ciência, doutrina).
 
              Pode-se dizer que o ESTUDO DA DIDÁTICA envolve todo o processo do ensino-aprendizagem. Nele, estudam-se o Planejamento do Ensino, a definição de objetivos, métodos e técnicas, meios auxiliares de ensino, avaliação, etc...

1.    O PAPEL DO PROFESSOR NAS IGREJA
 
              Sendo a Didática a arte e a técnica de transmitir o ensino ou os conhecimentos, o professor tem papel fundamental, no sentido de "estimular, dirigir e auxiliar a aprendizagem..."(CGADB, P. 11). O Professor cristão deve ser um instrumento nas mãos do Espírito Santo, para transmitir a Palavra de Deus. Jesus disse: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 19.28).
             
Segundo GRIGGS (p. 18-20), o professor cristão deve ser amigo, procurando relacionar-se bem com os alunos; deve ser intérprete, traduzindo para os alunos aquilo que lhes é ensinado; planejador, procurando adaptar as lições, os currículos às necessidades dos alunos; aprendiz, estando disposto a colocar-se no lugar dos que querem sempre aprender mais para ensinar melhor.
             
Além disso, o professor cristão deve ser um EXEMPLO para seus alunos. "Assim falai, assim procedei..." (Tg 2.12). Na escola secular, o professor pode ser um mero transmissor de conhecimentos. Na Igreja, é diferente. O professor tem que ser didático e exemplar.
 
3. ATITUDES DO PROFESSOR DA EBD
 
O professor, na igreja, precisa ser "...APTO PARA ENSINAR" (2 Tm 2.24), precisa ser uma pessoa DEDICADA AO ENSINO (Rm 12.7) e, como OBREIRO, precisa apresentar-se "...a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade" (2 Tm 2.15).

1)    Orientador das mentes e vidas dos alunos; 
2)    Entusiasmado, sincero, humano e otimista; 
3)    Atualizado, não só em termos do que ensina, mas de outras áreas; 
4)    Não fugir do assunto da lição, contando "testemunhos" e estórias para passar o               tempo; 
5)    Enriquecer a lição com fatos novos; 
6)    Não ler simplesmente a lição diante da classe; seguir o roteiro, comentando e dando oportunidade aos alunos para se expressarem; 
7)    Não confiar no improviso; deve ler e PREPARAR a lição com antecedência, conferindo com a Bíblia. 
8)    Pontual e assíduo, para não decepcionar os alunos; 
9)    Ao final de cada aula, sempre fazer a avaliação (perguntas, testes, etc..)
 
4. COMO O PROFESSOR DEVE VER O ALUNO

              Nas igrejas, é comum o ensino tradicional em que o ALUNO NÃO É O CENTRO do ensino.  É por isso que muitos alunos iniciam o ano na Escola Dominical, mas, 3 meses depois, não vão mais à EBD.

              É importante que o professor entenda que é um instrumento de Deus a serviço da formação espiritual dos alunos. Estes devem ser o alvo do ensino, e não o professor.

IV - O EXEMPLO DE JESUS COMO PROFESSOR

O Mestre Divino deixou-nos os seguintes exemplos (Manual da EBD, p 165-6):
 
1)  Conhecia a matéria que ensinava (Lc 24.27);
2)  Conhecia seus alunos (Mt 13; Lc 15.8-10; Jo 21);
3)  Reconhecia o que havia de bom em seus alunos (Jo 1.47);
4)  Ensinava verdades bíblicas de modo simples e claro (Lc 5.17-26; Jo 14.6);
5) Variava o método de ensino conforme a ocasião e o tipo de ouvintes, como se pode ver a seguir:

1)    Lições práticas (Jo 4.1-42) - falou da água para atrair a mulher samaritana;
2)    Pontos de contato (Jo 1.35-51): o relacionamento entre André, João, Pedro, Filipe e Natanael;
3)    Solução de problemas (Mt 22.15-21). Pediu uma moeda e questionou os deveres para com Deus e as autoridades.
4)    Técnica de perguntas. Jesus fez mais de cem perguntas para levar as pessoas a entender sua mensagem.
5)    Parábolas. O Mestre utilizou grandemente o recurso das parábolas para evidenciar as verdades eternas.
6)    Oportunidades  (Mt 26.17-30; Jo 13.1-20).  Ele aproveitou a ocasião da Páscoa, e lavou os pés dos discípulos para ensinar sobre sua morte e sobre a humildade do servo.
7)    Trabalho em grupo (Mt 5 a 7; Jo 14 a 17). Tanto pregava a grandes grupos (as multidões) como a pequenos grupos (os discípulos); na casa de Lázaro, Marta e Maria, etc.

Ele levava o discípulo a aprender a resolver problemas. Na multiplicação dos pães, Ele disse: "Dai-lhes vós de comer..." (Lc 9.13a). Ele não trabalhava só. Valorizava o GRUPO. Formou um grupo de 12 discípulos para fazer o trabalho com Ele. Incentivava os discípulos a praticar o aprendizado. Enviou 12, de dois em dois; depois, enviou 70, de dois em dois.

V - OS OBJETIVOS DO ENSINO NA IGREJA

              De acordo com GILBERTO (P. 153-4), os objetivos do ensino bíblico são:

1) O aluno e suas relações com Deus (Is 64.8);
2) O aluno e suas relações com o Salvador Jesus (Jo 14.6);
3) O aluno e suas relações com o Espírito Santo (Ef 5.18);
4) O aluno e suas relações com a Bíblia (Sl 119.105);
5) O aluno e suas relações com a Igreja (At 2.44; Ef 4.16);
6) O aluno e suas relações consigo mesmo (Fp 1.21; 3.13,14);
7) O aluno e suas relações com os demais alunos e com as demais pessoas (Mc 12.31).
 
VI -   A DIDÁTICA, OS MÉTODOS  E AS TÉCNICAS DE ENSINO NA IGREJA

1. MÉTODOS DE ENSINO
 
A palavra método vem do grego, méthodos, com o significado de "caminho para chegar a um fim"; ... "processo ou técnica de ensino" ; "modo de proceder; maneira de agir" . (Dic. Aurélio)
. Na prática, os métodos envolvem as técnicas, como forma de operacionalizá-los.

 
Nas igrejas, de modo geral, os métodos de ensino da Palavra de Deus continuam sendo os mais tradicionais, predominando do MÉTODO EXPOSITIVO. Este, com a unção de Deus, tem efeitos extraordinários no aprendizado. Contudo, outros métodos e técnicas podem ser utilizados nas igrejas, desde que haja condições para isso (pessoal qualificado, recursos materiais, espaço , etc..).

De acordo com a Didática, podemos resumir os métodos de ensino em três tipos
 
1.1.        Métodos de ensino individualizado:
 
"A ênfase está na necessidade de se atender às diferenças individuais, como por exemplo ritmo de trabalho, interesses, necessidades, aptidões, etc.". Predominam as atividades individuais (de estudo e pesquisa).
Como exemplo, temos as seguintes técnicas:

-        Instrução programada (precisa de objetivos definidos, apresentação em pequenas etapas e em seqüência lógica, participação ativa do aluno, o aluno estuda em seu próprio ritmo; bom para um curso bíblico básico. 
-        O estudo dirigido: leva o aluno a aprender a estudar, Ter bons hábitos de estudo, explora o pensamento reflexivo; bom método para estudo da lição da EBD, quando o professor pode trabalhar com a turma, passando exercícios para o Domingo seguinte. 
-        O ensino por fichas: exige muito trabalho, pois há pelo menos 5 (cinco) tipos de fichas (Ficha de informação, ficha de exercício, ficha de controle, ficha de recuperação e ficha de desenvolvimento) . Na EBD pode ser simplificado, com a distribuição de fichas, com tópicos da lição, numa classe pequena: ficha de informação, com o assunto a ser estudado, ficha de exercício e ficha de avaliação (exige mais trabalho do professor), ou uma ficha única, com informação, exercício e avaliação ;    
-        O ensino por módulos: nesse método são definidos três elementos; 1) Objetivos educacionais; 2) ensino individualizado e 3) avaliação baseada nos objetivos definidos.
 
1.2.         Métodos de ensino socializado.

Fundamentam-se na chamada "Dinâmica de Grupos". Visa fortalecer a personalidade do aluno, no trabalho em grupo, dando-lhe capacidade para se integrar na comunidade, na vida coletiva. Os grupos não devem ser muito grandes. (4 a 7 alunos). Os alunos recebem uma tarefa de estudo, e o professor exerce o papel de orientador e supervisor.
 
- Técnicas de trabalho em grupo:
 
Algumas técnicas grupais podem ser bem aproveitadas nas classes da EBD:

1)    Discussão em pequenos grupos: troca de idéias e opiniões sobre um tema em função da doutrina bíblica: ex. o pecado é o mesmo em todos os países? ; o aborto é justificável em algum caso? (de estupro, por exemplo?).
2)    Discussão dirigida: um problema pode ser apresentado pelo professor e todos os alunos o discutem, sob sua orientação. Ex. Qual o papel das obras para em relação à salvação? Os usos e costumes devem ser preservados? A participação do crente na política, etc.
3)    Dramatização. Tem grande efeito na EBD. Uma classe pode preparar uma dramatização sobre o assunto da lição. Por ex. O clamor dos povos não-alcançados (missões); o valor do perdão; o bom Samaritano, etc.
4)    Seminário. Uma vez a cada período, para jovens e adultos, ao invés de haver classes separadas, pode haver um seminário para o grupo maior, permitindo-se exposição, seguida de perguntas e respostas sobre o assunto da lição;
5)    Painel de debates. Um assunto polêmico pode ser apresentado por pessoas que conheçam bem o tema, e , depois, os alunos podem emitir suas opiniões, sob a coordenação do superintendente da EBD ou de outra pessoa apta para o uso dessa técnica.

Nas igrejas, é comum o ensino tradicional, embora já existam iniciativas e práticas do ensino moderno. Interessante é notar que JESUS usava métodos e técnicas avançados de ensino. Ele levava o discípulo a aprender a resolver problemas. Na multiplicação dos pães, Ele disse: "Dai-lhes vós de comer..." ( Mt 14.16b). Ele não trabalhava só. Valorizava o GRUPO. Formou um grupo de 12 discípulos para fazer o trabalho com Ele. Incentivava os discípulos a praticar o aprendizado. Enviou 12, de dois em dois; depois, enviou 70, de dois em dois (Lc 10.1).
 
1.3. Métodos de ensino sócio-individualizado
 
Os estudiosos entenderam que o método individualizado e o socializado, utilizados com freqüência, poderiam levar à monotonia.
Os métodos sócio-individualizados procuram usar com equilíbrio o ensino individualizado e o socializado, visando "balancear a ação grupal e o esforço individual no sentido de promover a adaptação do ensino ao educando e o ajustamento desta ao meio social"  (Vilarinho, p. 79).

As técnicas desse método são, basicamente: a) Método de projetos; b) método de problemas; c) unidades didáticas; d) unidades de experiências e) a pesquisa como atividade discente.

Na EBD, os métodos de problemas e pesquisa como atividade discente são os mais aplicáveis.
 
Vale salientar que há diversas técnicas de ensino que podem ser utilizadas, na EBD, sem que sejam necessários gastos excessivos. O mais importante é a "DEDICAÇÃO AO ENSINO" (Rm 12.7b) sob a unção do Espírito Santo. As carências e deficiências podem ser compensada com a graça de Deus.

3. OS MATERIAIS (MEIOS) AUXILIARES DE ENSINO
 
São recursos utilizados pelo professor, na execução de um método ou técnica de ensino, visando "auxiliar o educando a realizar sua aprendizagem de modo mais efetivo"...              "um instrumento para a consecução dos objetivos traçados" no plano de aula. São os recursos audiovisuais.
 
Nas igrejas, o ensino é preponderantemente expositivo. O professor fala e os alunos escutam. Há obreiros que não admitem o uso de audiovisual no templo. De modo geral, pouco uso se faz dos meios ou materiais auxiliares do ensino. Com isso, a qualidade do ensino tende a ficar aquém do desejável, pois a mensagem é transmitida de modo inadequado. A pregação pode ser somente expositiva  e alcançar o objetivo, pela unção do Espírito Santo. O ensino, no entanto, deveria valorizar mais os meios materiais.
 
Os materiais auxiliares são variados, e podem ser utilizados de acordo com as condições de cada igreja local. Dentre esses, temos
 
-        régua, lápis, borracha, giz, pincéis, massas, tesouras, cartolina , agulha, tecido;  
-        cartazes, álbum seriado, slides, filmes, fotografias, fluxogramas; 
-        livros, revistas, dicionários, textos; 
-        discos, CD´s, fitas cassete, gravadores, rádio, globos, flanelógrafo, quadro de pregas, transparências, retroprojetores, monitor de vídeo, projetor de multimídia, computador, etc. 
-        Os meios auxiliares de ensino podem ajudar na transmissão didática do ensino, com as seguintes vantagens (EETAD, p. 87):

                             - Ajudam a captar a atenção;
                            - Ajudam a manter o interesse;
                            - Ajudam a aclarar as idéias;
                            - Ajudam a reter a aprendizagem.
 
Um provérbio chinês diz:  "O que eu ouço, esqueço; o que eu vejo, lembro; se eu faço, aprendo".
 
Estudiosos afirmam que a aprendizagem ocorre por meio dos cinco sentidos:
 
-        1 % pelo paladar;
-        1,5% pelo tato
-        3,5% pelo cheiro
-        11 % pela audição
-        83% pela visão
 
Outros estudos mostram o valor da combinação entre o ouvir e o ver:
 
Métodos de comunicação
Lembrança três
horas depois
Lembrança três
dias depois
Quando o professor só fala
70%
10%
Quando o professor só mostra
72%
20%
Quando o professor fala e mostra
85%
65%
  
4. O ASPECTO ESPIRITUAL DA DIDÁTICA CRISTÃ

Jesus disse: "Sem mim, nada podeis fazer" (Jo 15.5) . Com essa afirmação, o Senhor quer dizer-nos que, sem seu poder, sua direção, sua unção, nada podemos fazer de real, efetivo e eficaz.  S. Paulo, um excelente mestre nas Escrituras, tinha a convicção disso, quando afirmou: "Ele é o que opera em vós tanto o querer quanto o efetuar" (Fp 2.13) .
O professor, na igreja, pode ser formado, com curso de graduação, especialização, mestrado e até doutorado em Educação. Entretanto, se não tiver a unção do Espírito Santo, seu ensino não atingirá os objetivos. O Espírito Santo é o Professor invisível da igreja. Jesus disse: "Mas aquele consolador...esse vos ensinará todas as coisas.... (Jo 14.26)
 
CONCLUSÃO

O professor da EBD é um obreiro a serviço do ensino na igreja local. Diante disso, deve ser pessoa de oração, dedicada ao ensino, sendo exemplo para os alunos. Sua conduta, diante da classe, e na vida pessoal, é fundamental para que os alunos se interessem em ir à igreja, para ouvir a ministração das lições a serem ensinadas. O maior desafio ao professor está contido em Rm 12.7: "...se é ensinar, que haja dedicação ao ensino". No novo milênio, que se prenuncia cheio de desafios culturais, éticos e educacionais, é necessário que o professor da EBD procure, dentro da realidade da igreja local, preparar-se melhor para desincumbir-se da abençoada e difícil tarefa de ensinar a Palavra de Deus a seus alunos.
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23:42 13/02/2011  Tia Katy e Tia Stephanie